Agenda
Dia 23 agosto 10h - domingo - Final do Campeonato Feminino de Futsal Dia 29 e 30 de agosto 9h - II Encontro de Fordinhos e Carros Antigos

 

 






bola
Parceiros
Zaniboni
Iluminare

História do Clube

O Clube foi Fundado em 7 de maio de 1951, por um grupo de amigos desportistas. Numa reunião para a organização da Diretoria, contando com a presença de diversas pessoas entre ela a do Sr prefeito local, na época sendo o Sr Francisco Alves de Mendonça, foi anunciada a eleição dos membros da Diretoria onde houve uma única chapa, a do Proletário Atlético Clube e eleito para presidente o Sr. Joaquim da Silva Murteira.

O Clube já começou com dificuldades onde até a bola para os jogos foi doada juntamente com uma caixa de primeiros socorros

O Proletário Atlético Clube não tendo campo para treinar utilizava o estádio do Motorista Futebol Clube para treinos dos jogos oficiais do Proletário A C.

Não havendo sede própria os amigos a Diretoria se reunia em locais diferentes para resolver assuntos pertinentes ao Proletário.

Numa reunião realizada no salão nobre da Câmara de Vereadores cedida pelo vereador Ruy Loureiro. O presidente do Proletário A C. solicitou a aprovação do Estatuto do Clube no qual sofreram emendas em alguns artigos e pediu a todos os diretores mais esforços para que o Proletário A C. de Rio Bonito atingisse a sua principal finalidade, que era de engrandecer o esportivo, social, cultura e cívico de Rio Bonito.

Foi o Sr. José Alves Ventura propôs a todos a procurarem um terreno suficiente para improvisação de um campo de futebol que servisse para os treinos do Clube até que tivessem um campo próprio.

Interessante que na época um dos sócios propôs a diretoria que nomeassem uma moça da sociedade proletária para amadrinhar o Clube.

Foi decidido em 09/08/1951 que a bandeira do Clube seria de seda de cores azul e branca sendo que a parte branca seria desfraldada. O escudo que seria o símbolo do clube tendo ao centro uma estrela branca com as iniciais PAC(Proletário Atlético Clube). O escudo e bandeira foram desenhados por José Alves Ventura.

O Sr. José Alves Ventura foi quem se destacou entre os demais sócios e sempre apostou no crescimento do clube, assim dele veio a idéia de localizar um terreno na área rural onde todos pudessem jogar sem ter que pagar aluguel.
No Segundo ano de existência o PAC realizava baile bem freqüentado por autoridades e visitantes.

Os amigos para conseguir renda leiloavam leitões.

Com a posse do novo Presidente José Alves Ventura veio junto com ele um esporte não muito praticado na época: o Box, que por algum tempo fez parte do PAC.

Dentro da festa comemorativa de fundação foi realizada uma prova ciclista, onde o 1º vencedor foi premiado com uma bicicleta, o 2º com o troféu PAC e o 3º com um farol de fabricação alemã dado por Mesbla S/A Niterói.

Logo depois a premiação a noite foi encerrada com um baile que transcorreu a madrugada.

Em agosto de 57 o Clube estava passando por uma fase difícil, onde o Sr José Alves Ventura criou um quadro chamado de Obnegado onde todos os amigos passaram a contribuir mensalmente com o clube para ajudar nas despesas do clube e daí para criar o quadro de sócio foi um pulo.

Infelizmente em 16 de março de 58 o Presidente mais marcante até hoje para o clube faleceu, deixando muitas saudades.

Por volta de 59 a situação do PAC foi se dificultando ainda mais, o time do clube ficou até mesmo sem bola para jogar e para piorar o proprietário do terreno em que se situava a sede do clube entrou com uma ação de despejo contra o clube.

O clube precisou fazer um empréstimo para comprar a tão sonhada praça de esporte.

Os sócios foram divididos em categorias diferentes como: Fundador, benemérito, proprietário e contribuinte.

E finalmente sobre a presidência do Sr Dionísio Sá Leones foi que o RBAC começou a alcançar o Sonho de Ter seu próprio terreno onde teve um custo de CR$ 1.200.000.00, um sinal de CR$ 300.000.00, e o restante parcelado em 40 vezes.

Em 17 de agosto de 1960 o Proletário Atlético Clube passou a ser chamado de Rio Bonito Atlético Clube.

Em julho de 63 o Sr. Almir Branco já colocava em pauta nas reuniões a planta e a quadra de tênis do Clube.

Na década de 60 foi realizada uma reunião onde aprovada, a compra da área do terreno em frente ao terminal rodoviário, a situação do clube já melhorava

Na presidência o sr. Dionísio Sá Leones pediu em uma das reuniões que os diretores que ñ pudessem prestar auxilio afetivo ao clube tomassem atitude de renunciar afim de que outros possam ajudar ao clube com mais dedicação, uma vez que ele ñ vai mais tolerar ausências nas reuniões, principalmente agora onde o clube carrega uma dívida e precisa de colaboradores e muita presença e ñ ausência uma vez que o clube tinha um terreno a pagar e muito a discutir.

Em 1984 sob presidência do Sr. Antônio Figueiredo foi adquirida a chácara 7.000 m² .

O primeiro campo society foi inaugurado em 09 de abril de 1989.

Houve uma época em que um jornalista da rádio Globo estava fazendo muito sucesso e propôs ao RBAC que participasse nas apostas do teste de n.º 28 da loteria esportiva contra o Motorista F.C., isso ocorreu apenas uma vez pois, não era de interesse do clube ser divulgado.

O Clube se mantinha com seus times amadores infantis, juvenis, adultos e principalmente o veterano, disputando jogos municipais. Mas era pouco, foi quando ao entrarmos no ano de 2004 o sonho de termos um clube profissional em nossa cidade disputando a terceira divisão do campeonato Carioca estava mais vivo do que nunca em nossos corações.

Começamos as reuniões com a Diretoria e o conselho Deliberativo. Rompemos resistências, absorvemos críticas, dialogamos com várias correntes e com uma atuação brilhante do então presidente Paulo Gustavo B. Moraes, no dia 06/08/2004, o sonho de décadas se realizou, o Rio Bonito a.C. se tornou um profissional. Então disputamos vários campeonatos nas categorias de base (Segunda Divisão) e finalmente com grandes dificuldades financeiras disputamos a Terceira Divisão Profissional do Campeonato Carioca pela primeira vez em nossa cidade. Chegamos as quartas de final deste campeonato deixando para trás clubes de tradição do Estado.

Ao final deste ano histórico terminamos todas as competições sem nenhuma divida para o clube e ao invés disto colocamos o nome do Rio Bonito A.C. na história de futebol Estadual e Nacional como Primeiro Clube profissional da Cidade de Rio Bonito

O clube hoje conta com um time fixo de veterano o mesmo que abriu o campeonato da terceira divisão.

Conta também com o Ginásio Poliesportivo, duas quadras de tênis de saibro, dois campos de futebol society,um com iluminação de lâmpada de vapor metálico e uma sauna a vapor(em obra)

Sem sombra de dúvidas é um dos melhores clubes da região no que se refere a prática de esportes.

Rio Bonito Atlético Clube                     
© 2009 - 2012 Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Guilherme Faria